segunda-feira, 2 de novembro de 2009




Quem é André Rieu

Seu nome completo é André Rieu Marie Nicolas Leon, nasceu no dia 1 de outubro de 1949 em Maastricht- Holanda. É violinista, maestro e compositor muito conhecido por criar um revival internacional de música clássica valsa com sua Orquestra "Johann Strauss".
André Rieu nasceu em uma família de músicos, começou a estudar violino aos cinco anos de idade. Seu pai era maestro da Orquestra Sinfônica de Maastricht e também chamava-se André Rieu.  Ainda muito jovem, ele desenvolveu um fascínio com a orquestra. Estudou violino no Conservatório Real de Liège e no Conservatório de Maastricht, (1968-1973).  Frequentou a Academia de Música de Bruxelas, onde estudou com André Gertler, vencendo o Premier Prix na academia.
Na universidade ele ganhou premio ouro e prata Waltz por Franz Lehár. Encorajados pela reação do público, ele decidiu seguir a forma de valsa. Rieu formou a Orquestra Maastricht Salon , Em 1987, ele criou a Orquestra Johann Strauss e sua própria empresa de produção. Desde então, suas performances de palco não pararam mais, para alguns, André revitalizou a música clássica. André Rieu  tem um violino Stradivarius de 1667.
A Orquestra começou em 1987 com 12 membros, mas agora executa com 50 músicos, mas seus espetáculos são mega concertos.
Rieu e sua orquestra realiza tour em toda a Europa,  América do Norte e Japão. Ganhou muitos títulos e prêmios, incluindo dois World Music Awards, suas gravações foram ouro e platina em vários países, incluindo 8-vezes platina na Holanda. Em setembro de 2007 Rieu realizou na  Austrália pela primeira vez uma apresentação solo, sem sua Orquestra, no centro comercial Eastland no subúrbio de Melbourne de Ringwood tocando "My Way" e "Waltzing Matilda" e no dia seguinte apareceu no Arena de Sydney Cove, Warringah Mall complexo comercial com o mesmo conjunto. Rieu e orquestra voltou para a Austrália em novembro como parte de sua turnê mundial.
Um dos mais lindos concertos apresentados por André Rieu  chama-se “Uma noite romântica em Viena”  inclui uma réplica do castelo vienense completa, com 2 pistas de patinação no gelo 2 fontes, e uma pista de dança de salão situada acima e atrás da Orquestra.
Só na Austrália, em novembro de 2008, em Melbourn 38.000 pessoas assistiram um concerto!! Foi considerado o maior dos espetáculos até à data, e não houve o cenário dos castelo  porque não coube pelas portas!!.
Ele grava os DVD e CD de seu repertório em estúdios de gravação próprio em Maastricht, em seu repertório uma grande variedade de música clássica, bem como popular e música folclórica, música de conhecidas trilhas sonoras e musicais de teatro.Andreé sua animada Orquestra  em conjunto com o marketing incessante, atraíram audiências em todo o mundo para este subgênero da música clássica.
Sucesso absoluto  no Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Cortona na Toscana e outors paises.
André tem alguns críticos que discutem a controvérsia que gera a performance Rieu, mas ele retrata seus críticos como membros de uma elite abafada com estreitos gostos estéticos, que outros músicos clássicos podem optar por não realizar à sua maneira.
André Rieu esteve no Brasil em setembro de 2009 para lançar o DVD Maastricht II e para promover seu trabalho,prometeu retornar em 2010 com uma turnê em grande estilo.
Ele é casado com a Marjorie, que trabalha com ele em tempo integral como gerente de produção, tem dois filhos, Marc e Pierre e três netos: Ivan e as gêmeas Linde e Lieke.
 Ele fala com fluência o dialeto holandês,  Inglês, Alemão, Francês, Italiano e Espanhol, atualmente está fazendo aula de português (disse que é difícil e acha engraçado termos muito “ao” como coração,paixão, feijão,  Rieu trabalhou com seu irmão, Jean Philippe durante vários anos, mas hoje na vice-presidencia da sua empresa tem Pierre o filho mais novo.
Seus Títulos:
Cavaleiro da França (a Ordre des Arts et des Lettres, 2009)
Cavaleiro da Ordem do Leão da Holanda (Holanda, 2002)
(wikipedia)

6 comentários:

VICTOR PIANO disse...

EU TAMBÉM SOU MÚSICO CLÁSSICO E VEJO COMO SÃO PATÉTICOS ALGUNS CRÍTICOS ''MUSICAIS'' QUE JÁ TORCERAM O NARIZ PARA O GRANDE MAESTRO RIEU AQUI NO BRASIL. MAS O QUE IMPORTA É QUE O NOSSO GRANDE EMBAIXADOR DAS VALSAS ANDRÉ RIEU ESTÁ MUITO ACIMA DESSES CRÍTICOS INVEJOSOS!!!!!! ANDRÉ RIEU O BRASIL TE ESPERA!!!!!!!!!!!!

Avelino disse...

QUANDO PENSO EM MÚSICA, NADA É MELHOR QUE A JSO SOB A REGENCIA DO ASTRO ANDRÉ RIEU.
DIGO MAIS, ME SINTO UM PREVILEGIADO POR TER A SENSIBILIDADE DE APRECIAR ALGO TÃO BELO.
RESPEITO TODOS OS ESTILOS, MAS NADA SE IGUALA AS VALSAS EM PUREZA E ALEGRIA, OLGO QUE SÓ O CORAÇÃO EM COMUNHÃO COM A ALMA SENTE.
SIMPLESMENTE SOBRENATURAL.

VICTOR PIANO disse...

DISSE TUDO AVELINO!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ele é lindo e agrega beleza a tudo que faz. Maravilha ser nosso contemporâneo. Os críticos que se unam em um cubículo!

Aidinha disse...

Falar de André Rieu é falar de boa música, porém, de uma forma
que só ele sabe apresentar com sua orquestra e suas cantoras e cantores.
Todos, músicos maravilhosos que sob sua batuta, imprimem as suas apresentações,
totalmente descontraídas, uma alegria que faz parecer que estamos numa festa
para qual todos nós fomos convidados a participar, cantando e dançando!
Realmente, criticar é fácil, difícil é fazer o povo se entregar á musica clássica,
entendendo-a, curtindo-a, como só ele consegue fazer.
É minha opinião.
Aidinha

anetteapec disse...

Andre Rieu nome e música unidos no mesmo tom: Harmonia. Só tem um porém: avisem a ele que La Bamba não faz parte da nossa música, mas sim da música Mexicana.